Dias da MÁTICA – Escola Profissional Atlântico Saltar para o conteúdo

Dias da MÁTICA


Pelo quarto ano consecutivo realizou-se, nos passados dias 7 e 8 de maio, a atividade “Dias da Mática”. Este ano estes dois dias contaram com um campeonato do jogo matemático “Gatos e Cães”, com uma exposição dos respetivos tabuleiros construídos pelos alunos e uma conferência intitulada “A importância da matemática no Jardim de Infância”. A oradora desta conferência foi a educadora Joana Alves, do infantário “A Cidade dos Brinquedos”, e como participantes estiveram os alunos das turmas de 3º ano do curso de Técnico de Apoio à Infância, tendo oportunidade de aprender/identificar situações da utilização da matemática, nomeadamente ao nível das faixas etárias das crianças com quem irão trabalhar num futuro próximo.

A atividade em apreço teve sustentação no programa da disciplina de matemática (100H), mais precisamente no módulo “Jogos e Matemática”. Os alunos usaram, assim, a sua imaginação e criatividade na construção dos tabuleiros do jogo matemático “Gatos e Cães” que foram expostos no átrio da escola. Foi eleito o tabuleiro mais artístico, o das alunas Alícia Abreu, Alícia Sousa, Cláudia Pestana, Mónica Martins e Sandra Vieira (1.º Técnico de Secretariado), tendo todos os tabuleiros sido utilizados no campeonato em apreço. Este campeonato, aberto a todos os alunos, contou com a inscrição e participação de mais de 100 alunos dos 1º, 2º e 3º anos. Os três primeiros classificados foram: 1º) Tiago Freitas (1.º Técnico de Gestão), 2º) João Aveiro (3.º Técnico de Gestão) e 3º) Gabriela Gómez (2.º Técnico Auxiliar de Saúde). Este projeto contou com o apoio da direção pedagógica da nossa escola e dos parceiros Porto Santo Line e NOS Madeira, que cederam os prémios para os vencedores.

A interação e o convívio aliados à concentração e ao raciocínio voltaram a ser a chave desta atividade. A participação e entusiasmo dos alunos foi muito gratificante, e certamente dará a motivação necessária para no próximo ano letivo realizar-se os “Dias da mática V”.