RS4E – PROJETO DE EMPREENDEDORISMO EPA – Escola Profissional Atlântico Saltar para o conteúdo

RS4E – PROJETO DE EMPREENDEDORISMO EPA


“RS4E (Road Show for Entrepreneurship- Escola Profissional tem cinco grupos seleccionados para a segunda fase (Porto Santo) do Projecto RS4E”

No passado dia quatro de março, deu-se por concluída mais uma vez a primeira fase do Projecto RS4E (Road Show for Entrepreneurship) na Escola Profissional Atlântico. O projecto que envolve anualmente todas as turmas de segundo ano e é dinamizado pelo Grupo de Área de Integração procurou assim sensibilizar a comunidade escolar para a importância do pensamento criativo, do trabalho de equipa e dinamismo subordinados ao tema do empreendedorismo. O empreendedorismo, pregão, quase lugar-comum e pedra-de-toque da sociedade contemporânea pós Steve Jobs, assume hoje um protagonismo assoberbante, contudo, a sua essência está presente desde sempre no que de melhor define o ser-humano, a sua capacidade de olhar para as estrelas em detrimento da estultícia dos restantes animais. A consciência da capacidade de ser melhor e de melhorar também o mundo à sua volta.

Parafraseando Sir Arthur C. Clarke[i] “ao contrário dos animais, que conheciam apenas o presente, o Homem adquirira um passado; e começava a tactear em direcção ao futuro.” Ou seja, é nas ideias e nas palavras que o homem se confronta com a realeza da imortalidade, neste confronto entre o fio sedutor e enigmático do pensamento e a necessidade da sua expressão nascem milagres. A língua, a pedra, o bronze, as ferramentas, a caça, a agricultura, a pedra, o barro, o papiro, a filosofia, a religião, arte, a espada, o arco, a máquina, o computador, o futuro.

E assim, a comoção nos olhos dos estoicos é orgulhosa e também humilde perante o pasmo dos novos tempos porque nas palavras do poeta e cantor folk americano Bob Dylan “The times they are a-changing”[ii]. E como provam as cinco ideias/grupos[iii] selecionados para a segunda fase do projecto RS4E nós somos o motor dessa mudança.

O Grupo de Área de Integração agradece assim a participação de todos os envolvidos no Projecto RS4E, e regista um cumprimento muito especial para as cinco turmas apuradas para a segunda fase do Porto Santo pela criatividade, eloquência e inovação demonstradas nas suas ideias.

Prof. Nuno Gomes

[i] Clarke, A.; 2001- Odisseia no Espaço. Publicações Europa-América, 1982.

[ii] “The times they are a-changing” Columbia Records, 1964.

[iii] Os grupos seleccionados para a segunda fase do Projecto RS4E, edição 2015/16 foram as seguintes turmas de 2ºano: TAP-F “Queijadinhas”,TAP-E; TTUR-J “Flower detector”; TG-X “Museu Auto-clássico”; TAS-B “Torneira Multifuncional”; TAP-E “ALT”.