Na sociedade moderna é cada vez mais evidente a importância da gestão emocional no bom desempenho do ser humano, quer a nível pessoal ou profissional.
Conhecer-se a si próprio, permite ser mais consciente e tomar melhores decisões, desenvolver capacidades de autocontrolo permite dar respostas mais adequadas às diversas situações, a auto-motivação garante a energia necessária para continuar em frente, a empatia favorece a compreensão da perspetiva do outro e a compaixão, e as competências sociais permitem desenvolver relações mais saudáveis, significativas e harmoniosas com os outros.
Estas são as habilidades estruturantes da Inteligência Emocional.
E o desenvolvimentos destas habilidades permite melhores resultados em qualquer área da vida, como comprovam os estudos.
Daniel Goleman, conhecido jornalista ciêntifico, psicólogo de formação e autor do livro Inteligência Emocional, defende que o êxito na vida depende 20% da Inteligência Cognitiva e 80% da Inteligência Emocional.
No contexto específico dos professores, significa, então, que conhecer e desenvolver as habilidades que conferem Inteligência Emocional e aprender a utilizá-las em sala de aula, representará 80% do seu sucesso.
Como tal, é de extrema relevância a formação dos professores neste âmbito.
