Animador(a) Sociocultural

+15 anos

Total de 3350H

Equivalência ao 12º Ano

2º ANO

3º ANO

É o(a) profissional qualificado(a) que promove o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

Candidatar

Componente de Formação Sociocultural

Português

320H

Língua Estrangeira I, II ou III

220H

Área de Integração

220H

TIC

100H

Educação Física

140H

Componente de Formação Científica

Matemática

100H

Psicologia

200H

Sociologia

200H

Componente de Formação Tecnológica

Área de Estudo da Comunidade
Animação Sociocultural
Área de Expressões (corporal, dramática, musical e plástica)
UFCDs (FCT)

1250H

Formação em Contexto de Trabalho

600H

Total

3350H*

*De acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

O que faz?

1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.

1. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;

2. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.

2. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.

3. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.

1. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).

4. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.

5. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.

6. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.

7. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.

8. Elaborar relatórios de atividades.

Que competências tem?

Conhecimentos

Noções de:

1. Política social.

2. Gerontologia.

3. Tecnologias da informação.

Conhecimentos de:

1. Expressão corporal, dramática, musical e plástica.

2. Psicopatologia da adolescência e da juventude.

3. Educação física, desporto e equipamentos desportivos.

Conhecimentos aprofundados de:

1. Técnicas de animação.

2. Intervenção comunitária.

3. Animação e intervenção social.

4. Artes e atividades recreativas.

5. Psicologia.

6. Sociologia.

7. Psicossociologia.

Que aptidões tem?

1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.

1. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;

2. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.

2. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.

3. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.

1. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).

4. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.

5. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.

6. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.

7. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.

8. Elaborar relatórios de atividades.

Testemunhos

Escolhi o Curso Profissional de Animação Sociocultural porque  apresenta várias disciplinas práticas de metodologias de intervenção, que nospreparam para a realidade, onde iremos trabalhar diretamente com pessoas e para pessoas. A Animação Sociocultural tem como principal...

Joana Isabel Silva

Técnico(a) de Animador(a) Sociocultural

A minha Escola!

Um bem-haja à minha escola por ser o que é, por fazer o que faz e por dar o que dá.

A minha escola acolhe bem as pessoas, trata-as com respeito e é uma...

Heloísa Sousa

Técnico(a) de Animador(a) Sociocultural