Animador(a) Sociocultural
+15 anos
Total de 3350H
Equivalência ao 12º Ano
2º ANO
3º ANO
É o(a) profissional qualificado(a) que promove o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).
Componente de Formação Sociocultural
Português
320H
Língua Estrangeira I, II ou III
220H
Área de Integração
220H
TIC
100H
Educação Física
140H
Componente de Formação Científica
Matemática
100H
Psicologia
200H
Sociologia
200H
Componente de Formação Tecnológica
Área de Estudo da Comunidade
Animação Sociocultural
Área de Expressões (corporal, dramática, musical e plástica)
UFCDs (FCT)
1250H
Formação em Contexto de Trabalho
600H
Total
3350H*
*De acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
O que faz?
1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.
1. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
2. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.
2. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.
3. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
1. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).
4. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.
5. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
6. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.
7. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.
8. Elaborar relatórios de atividades.
Que competências tem?
Conhecimentos
Noções de:
1. Política social.
2. Gerontologia.
3. Tecnologias da informação.
Conhecimentos de:
1. Expressão corporal, dramática, musical e plástica.
2. Psicopatologia da adolescência e da juventude.
3. Educação física, desporto e equipamentos desportivos.
Conhecimentos aprofundados de:
1. Técnicas de animação.
2. Intervenção comunitária.
3. Animação e intervenção social.
4. Artes e atividades recreativas.
5. Psicologia.
6. Sociologia.
7. Psicossociologia.
Que aptidões tem?
1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.
1. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
2. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.
2. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.
3. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
1. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).
4. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.
5. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
6. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.
7. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.
8. Elaborar relatórios de atividades.
Testemunhos
Joana Isabel Silva
Técnico(a) de Animador(a) Sociocultural
A minha Escola!
Um bem-haja à minha escola por ser o que é, por fazer o que faz e por dar o que dá.
A minha escola acolhe bem as pessoas, trata-as com respeito e é uma...
Heloísa Sousa
Técnico(a) de Animador(a) Sociocultural