Técnico(a) de Apoio à Gestão
+15 anos
Total de 3250H
Equivalência ao 12º Ano
1º ANO
É o(a) profissional qualificado(a) com competências na área da gestão das organizações, apto a colaborar nos aspetos organizativos, operacionais e financeiros nos diversos departamentos de uma unidade serviço (público ou privado), com capacidade para tomada de decisões de acordo com objetivos definidos pela Administração/Direção.
Componente de Formação Sociocultural
Português
320H
Língua Estrangeira I, II ou III
220H
Área de Integração
220H
TIC
100H
Educação Física
140H
Componente de Formação Científica
Matemática
300H
Economia
200H
Componente de Formação Tecnológica
Organização e Gestão Empresarial
Contabilidade e Gestão Financeira
Gestão de Marketing, Aprovis. e Recursos Humanos
Planeamento e Controlo
UFCDs (FCT)
1150H
Formação em Contexto de Trabalho
600H
Total
3250H*
*De acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
O que faz
1- Recolher, selecionar e preparar a informação contabilística e financeira, para posterior análise e cumprimento das obrigações da gestão.
- Selecionar informação previsional dos e para os departamentos funcionais de forma a permitir a elaboração de planos de atividade, dos orçamentos operacionais e financeiros;
- Selecionar informação de natureza diversa para a elaboração dos relatórios de gestão/atividades, contas anuais e balanço social;
- Compilar os dados necessários à elaboração de projetos de investimento/financiamento;
- Classificar e imputar documentos contabilísticos aos respetivos centros de custos.
2. Colaborar na identificação das necessidades de aprovisionamento e na escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade da empresa ou serviço público.
- Participar na uniformização de parâmetros de aprovisionamento e na previsão de consumos, nomeadamente analisando a sua evolução;
- Elaborar ou participar na elaboração de processos de aquisição e de cadernos de encargos.
3. Colaborar no desenvolvimento da política de marketing.
- Participar na organização e na operacionalização de ações de marketing e de campanhas publicitárias;
- Organizar a informação necessária à elaboração de estudos e prospeções de mercado;
4. Colaborar na organização e controlo dos procedimentos definidos para a aplicação e a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
5. Executar e/ou assegurar a execução de tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos.
- Colaborar na organização do processo de recrutamento, seleção e admissão de pessoal;
- Executar e/ou orientar o processamento e pagamento de vencimentos, o registo e conferência dos dados relativos à assiduidade e o preenchimento de documentação relacionada com as obrigações legais;
- Colaborar na elaboração de planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral.
Que competências tem?
1. Noções de:
- Legislação comercial e comércio internacional.
- Licenciamento industrial.
- Procedimentos de elaboração de projetos financeiros.
- Gestão das relações interpessoais.
2. Conhecimentos de:
- Organização e manutenção de arquivo.
- Língua Portuguesa.
- Língua estrangeira.
- Organização do trabalho e gestão do tempo.
- Informática na ótica do utilizador – Aplicações informáticas de gestão.
- Legislação laboral.
- Legislação fiscal.
- Gestão administrativas de recursos humanos.
- Contabilidade geral.
- Contabilidade analítica e controlo orçamental
- Cálculo comercial e financeiro.
- Gestão de stocks e aprovisionamento.
- Marketing e publicidade.
- Segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Sistema de gestão da qualidade.
- Materiais e equipamentos da área administrativa.
3. Conhecimentos Aprofundados de:
- Estrutura organizacional e funcionamento da empresa/serviço público.
Que aptidões tem?
1. Aplicar as técnicas de organização e pesquisa da informação financeira.
2. Aplicar os procedimentos definidos para a classificação de documentos contabilísticos.
3. Identificar e aplicar metodologias de planeamento, execução e controlo de projetos financeiros.
4. Aplicar os procedimentos técnicos, administrativos e logísticos à função de aprovisionamento.
5. Utilizar as técnicas de elaboração de cadernos de encargos e de processos de aquisição.
6. Utilizar as técnicas de desenvolvimento de ações de marketing e de campanhas publicitárias.
7. Aplicar técnicas de pesquisa e organização de informação sobre o mercado onde a empresa ou serviço público atuam.
8. Identificar e aplicar os procedimentos e documentos de suporte definidos para a operacionalização do sistema de gestão da qualidade.
9. Identificar e aplicar os procedimentos administrativos adequados à organização de processos de recrutamento, seleção e admissão de pessoal.
10. Aplicar os procedimentos administrativos de controlo de assiduidade.
11. Aplicar os procedimentos necessários ao preenchimento de documentação bancária, comercial, fiscal e outra.
12. Aplicar as técnicas de cálculo nas diferentes áreas de intervenção.
13. Identificar, selecionar e utilizar os materiais e equipamentos de escritório necessários à sua atividade.
14. Aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados necessários à elaboração de relatórios de apoio à gestão.
15. Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento das rotinas.
16. Identificar os diferentes tipos de documentos e o circuito de documentação.
17. Utilizar as aplicações informáticas adequadas à atividade.
18. Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em Língua Portuguesa e em língua estrangeira.
19. Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade.
Atitudes
1. Manter organizado o posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço.
2. Facilitar o relacionamento com diferentes interlocutores.
3. Tomar iniciativa na resolução de situações concretas.
4. Gerir o tempo em função das prioridades da gestão.
Testemunhos
Diana Sofia Mendes
Técnico(a) de Apoio à Gestão