Técnico(a) de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
+15 anos
Total de 3200H
Equivalência ao 12º Ano
1º ANO
2º ANO
3º ANO
É o(a) profissional qualificado(a) que participa no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.
Componente de Formação Sociocultural
Português
320H
Língua Estrangeira I, II ou III
220H
Área de Integração
220H
TIC
100H
Educação Física
140H
Componente de Formação Científica
Psicologia e Sociologia
200H
Matemática
100H
História da Cultura das Artes
200H
Componente de Formação Tecnológica
Marketing Comunicação, Publicidade e Criatividade
Téc.Prátic. de Com. e Relações Públicas Comunicação Gráfica e Audiovisual
1100H
Formação em Contexto de Trabalho
600H
Total
3200H*
*De acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
O que faz?
1. Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
2. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
3. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré- estabelecidos/definidos.
4. Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
5. Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
6. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
7. Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
8. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
9. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
10.Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.
Que competências tem?
Conhecimentos
1. Noções de:
1. Evolução e história do marketing.
2. Etapas de comercialização.
3. Dinâmica dos mercados.
4. Diferentes abordagens de mercado.
5. Legislação específica da atividade.
6. Marketing Internacional.
7. Teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
8. Opinião pública e conceitos conexos.
9. Mecanismos para a formação de opinião.
10. Oratória e retórica.
11. Cultura organizacional.
12. Comunicação de crise.
13. Ética e deontologia.
14. História da publicidade.
15. Novas formas de publicidade.
16. História da imagem.
17. Desenho vetorial.
18. Pós-Produção gráfica.
19. Pós-produção audiovisual.
20. Técnica fotográfica e videográfica.
21. Guionismo técnico.
22. Conceção gráfica e maquetização.
2. Conhecimentos aprofundados de:
1. Funções do marketing e do gestor de marketing.
2. Micro e macro envolvente.
3. Posicionamento de mercado.
4. Comportamento do consumidor.
5. Desenvolvimento de políticas de mix de serviços – política dos 7 P’s.
6. Customer Relationship Management (CRM).
7. Internet como ferramenta do marketing.
8. E-business/e-commerce/marketing internacional.
9. Marketing digital e global.
10. Novas tendências do marketing.
11. Marketing operacional.
12. Merchandising.
13. Marketing direto.
14. Gestão e avaliação da força de vendas.
15. Orçamentação.
16. Marketing social.
17. Responsabilidade social.
18. Processo de comunicação institucional.
19. Ações e instrumentos de relações públicas.
20. Comunicação institucional e empresarial.
21. Estruturas de divulgação como meios de comunicação e imagem.
22. Plano estratégico de comunicação.
23. Criatividade no âmbito profissional e pessoal.
24. Estratégias publicitárias em contextos sociais.
25. Áreas de produção de um trabalho gráfico e géneros e processos de edição.
26. Design – comunicação e multimédia.
27. Linha gráfica e de produtos.
28. Marketing estratégico e operacional.
29. Estudos de mercado.
30. Segmentação de mercados.
31. Marketing-mix.
32. Tipos de serviços.
33. Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing.
34. Campanhas de comunicação institucional.
35. Comunicação interna, externa e integrada.
36. Técnicas de expressão oral.
37. Publicidade como variável do mix da comunicação.
38. Métodos e técnicas de criação publicitária.
39. Processo de decisão de compra.
40. Papel da comunicação nas organizações.
41. Campanha publicitária.
42. Imagem corporativa.
Que aptidões tem?
1. Aplicar técnicas de produção de fotografia.
2. Aplicar técnicas de produção de vídeo.
3. Elaborar storyboard.
4. Definir e criar parâmetros de conceção gráfica e estilos de grafismos pessoais e contemporâneos.
5. Realizar maquetas.
6. Executar desenho vetorial.
7. Colaborar na elaboração e interpretação de estudos de mercado.
8. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
9. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré- estabelecidos/definidos
10. Aplicar técnicas de comunicação dirigidas a diferentes públicos.
11.Identificar diferentes públicos, tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
12. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
13. Aplicar técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
14. Aplicar técnicas de elaboração de planos de media.
15. Elaborar dossiês de produção para um produto audiovisual.
16. Aplicar técnicas de criação e tratamento de imagens matriciais utilizando ferramentas informáticas.
17. Aplicar técnicas de avaliação financeira de um projeto.
18. Efetuar um plano orçamental.
19. Aplicar técnicas de divulgação para angariação de apoios e patrocínios.
20. Aplicar os vários suportes e estratégias de planeamento de meios na análise do público-alvo para cumprimento de objetivos específicos na criação publicitária.
21. Aplicar métodos e técnicas de criação publicitária.
22.Aplicar técnicas de conceção, produção e seleção dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia.
23. Utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas ao nível da comunicação e do marketing.
24. Elaborar materiais gráficos e sinalética para as organizações.
Atitudes
1. Demonstrar autonomia e responsabilidade.
2. Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas.
3. Demonstrar capacidade de organização.
4. Apresentar espírito crítico e hábitos de tolerância e de cooperação.
5. Trabalhar em equipa.
6. Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.
7. Demonstrar capacidade de argumentação, respeitando as ideias dos outros.
8. Manifestar criatividade e abertura à mudança e inovação.
9. Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos.
10. Demonstrar capacidade de sigilo e espírito de rigor.
11. Revelar capacidade de gerir prioridades.
12. Desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
Saídas Profissionais
- Assessoria em qualquer área da comunicação, marketing e publicidade;
- Empresas de vendas, promoção e pesquisa de mercado;
- Empresas de gestão de produto e organização de eventos;
- Empresas gráficas e de publicidade;
- Órgãos de comunicação social, entre outras.
Testemunhos

Tiago Figueira
Técnico(a) de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Escolhi este curso pelo meu interesse pelo marketing e pelas estratégias envolvidas nesta área. Sempre me fascinou a forma como o marketing pode influenciar decisões e criar conexões entre marcas e pessoas.
Optei pela Escola Profissional Atlântico...

Rodrigo Luz
Técnico(a) de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Eu andava perdido no sistema do ensino secundário (o qual eu considero deficitário e ultrapassado) quando descobri a Escola Profissional Atlântico.
Posso afirmar hoje (concluindo o 3º ano do Curso de Marketing) que a nossa querida EPA...

Pedro Vieira
Técnico(a) de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Depois de ter frequentado o ensino secundário e não ter sido uma experiência feliz decidi ingressar num curso totalmente direcionado para a área que eu realmente gostava e que me preparasse diretamente para o mercado de trabalho.
...
Miguel Carvalho
Técnico(a) de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade