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DURAÇÃO DO CICLO DE FORMAÇÃO

  • 3 Anos letivos
  • Setembro a Julho
  • 3200 Horas

ESTRUTURA DO CURRÍCULO

  • 25% – Formação Sociocultural (comum a todos os cursos)
  • 25% – Formação Científica (varia em função da natureza e especificidade dos cursos)
  • 50% – Formação Técnico-Prática (inclui formação em contexto de trabalho/estágio)

CONDIÇÕES DE ACESSO

  • 9º Ano de Escolaridade ou equivalente
  • Teste de seleção
  • Entrevista de seleção

No que respeita aos Cursos de Educação e Formação (CEFs) que constituem oferta formativa da EPA, sendo esta bastante variada contempla diversos percursos de formação (CEFs Tipo 5, 6 e 7). A duração do ciclo de formação varia, portanto, em função das habilitações de acesso. Todavia, possibilitar aos alunos que se encontram, de certa forma, em processo de conclusão do ensino secundário por uma via mais célere e até mais motivadora, torna-se numa mais-valia que importa salientar. Terminar o secundário com a frequência de um curso de 1 ano ou de 2 anos, eminentemente prático, torna-se numa opção muito aliciante.

Os testes de seleção para os cursos são realizados no mês de Junho, com o objetivo de serem recrutados apenas os/as alunos(as) que demonstrem motivação e que correspondam minimamente ao perfil profissional exigido.

Condições de frequência

A avaliação é modular, flexível, formativa e não seletiva, respeitando a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagem. Como avaliar implica não só o produto mas o processo de aprendizagem, a avaliação é essencialmente contínua, resultando de uma participação ativa de todos os seus intervenientes.

O curso profissional só está concluído se o/a aluno(a) tiver realizado com sucesso todos os módulos estipulados para cada disciplina, ter realizado com sucesso a Formação em Contexto de Trabalho e, ainda, ter apresentado e defendido um projeto final individual – Prova de Aptidão Profissional, abreviadamente designado de PAP ou PAF, respetivamente, caso se trate de um curso profissional ou de um CEF.

Avaliação

A avaliação é modular, flexível, formativa e não seletiva, respeitando a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagem. Como avaliar implica não só o produto mas o processo de aprendizagem, a avaliação é essencialmente contínua, resultando de uma participação ativa de todos os seus intervenientes.

O curso profissional só está concluído se o/a aluno(a) tiver realizado com sucesso todos os módulos estipulados para cada disciplina, ter realizado com sucesso a Formação em Contexto de Trabalho e, ainda, ter apresentado e defendido um projeto final individual – Prova de Aptidão Profissional, abreviadamente designado de PAP ou PAF, respetivamente, caso se trate de um curso profissional ou de um CEF.

Certificação

  • Certificado de Técnico intermédio altamente qualificado de Nível IV do Q.N.Q., certificado este que possibilitará ao/à aluno(a) a integração na carreira técnico-profissional
  • Diploma de equivalência ao 12º ano de escolaridade.

Desde 1999, data de conclusão do 1º curso ministrado pela Escola, já foram duplamente certificados(as) pela EPA 1744 alunos(as).

Taxa de empregabilidade

A taxa de empregabilidade dos(as) técnicos(as) recém-formados(as) pela Escola Profissional Atlântico já atingiu os 100% em cursos como o de Técnico de Biblioteca e Comunicação; nos demais cursos esta taxa, juntamente com a percentagem de alunos que prosseguiram os  estudos superiores situa-se atualmente nos 75%.

Importa referir que a Escola apoia os ex-alunos facultando às empresas a lista de recém-formados disponíveis para o mercado de trabalho, isto quando a sua inserção não se prolonga após a Formação em Contexto de Trabalho.

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